Marítimos prometem movimento grevista | Portos & Mercados

O Sindmar vai receber, até 31 de julho, as demandas dos marítimos vinculados à Transpetro e à Petrobras para a elaboração da pauta referente ao acordo coletivo de trabalho – ACT 2020/2022.

A data-base dos marítimos ocorre apenas em novembro, mas o sindicato está atento ao processo negocial com as categorias de terra – que possuem data-base em 1º de setembro – e observou o tom extremamente duro empregado pelas empresas nas discussões.

A representação sindical marítima alerta que a proposta para o pessoal de terra está focada, essencialmente, no aumento de lucro e no processo de venda de ativos relacionados ao setor de refino. Ela visa, entre outros pontos, reajuste zero para os itens econômicos, redução de direitos e aumento da participação do trabalhador no custeio da AMS.

Com o objetivo de organizar e defender os interesses de seus representados de forma mais efetiva, o Sindmar solicita aos comandantes que reúnam as suas tripulações para que, de forma democrática, conversem, entre si, sobre as suas condições de trabalho.

Após discutir e registrar os pleitos do corpo funcional marítimo, os comandantes devem encaminhar as sugestões para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 31/07, às 12h (meio-dia), para a elaboração de pauta reivindicatória única para o ACT 2020/2022.

O Sindmar ressalta que a manutenção de direitos conquistados ao longo das últimas décadas exigirá envolvimento e disposição dos companheiros que estão a bordo para a luta.

A mobilização e a luta coletivas são fatores essenciais durante o processo de negociação do ACT, para que os trabalhadores tenham mais chances de terem seus anseios respeitados pelas empresas.

Quanto maior for a unidade dos marítimos e a sintonia com a organização sindical, maiores serão as chances de manutenção dos direitos e as possibilidades de obter avanços na relação de trabalho.

Acesse a mensagem circular enviada pelo Sindmar aos seus representados.