banner fnttaa web

 

 

Resultado de imagem para A IMPORTANCIA DOS SINDICATOS

Desde o surgimento dos sindicatos de trabalhadores, no final do século 19 início do século 20, a classe operária passou a ter uma entidade nascida especialmente para lutar pelos seus direitos e contra as injustiças às quais estava totalmente à mercê. Ao longo da história na relação capital/trabalho, os sindicatos tornaram-se os representantes legítimos e porta-vozes dos trabalhadores, protagonistas das grandes lutas por melhores salários, pela manutenção e ampliação de direitos e na defesa dos interesses coletivos ou individuais de seus representados.
Passado mais de um século do início da atuação sindical, os atuais dirigentes, bem mais conscientes de seu papel e melhor preparados do que os seus precursores para o debate frente ao radicalismo que muitas vezes marca o discurso patronal. O que precisamos compreender é que um sindicato só terá condições de cumprir a contento o seu papel, demonstrando eficiência na luta, se o conjunto dos trabalhadores o fizerem forte e atuante.
E como fazer isto? A melhor forma de fortalecer o seu sindicato de classe é sindicalizando-se e se engajar intensamente no dia a dia e nos eventos por ele promovidos. Só sindicalizar-se, e fim de papo, de nada adianta. Tem de encampar cada luta levada adiante pela entidade, participar ativamente das assembleias, apresentar aos dirigentes suas demandas e propostas.
Hoje, um trabalhador sozinho, sem uma entidade forte por trás de si, torna-se presa fácil para os maus patrões. Somente organizados em suas entidades representativas os trabalhadores e as trabalhadoras fortalecerão as negociações objetivando o atendimento de suas reivindicações coletivas. É fundamental torna-se sócio de seu sindicato e somar forças ao lado de seus companheiros e representantes.
Participar de cada luta, e tornar-se protagonista de cada conquista alcançada, é sentir-se premiado e fazer parte da história. Uma história que, apesar de quererem destruí-la enfraquecendo o movimento sindical, vai perdurar e trazer muitas alegrias para os trabalhadores brasileiros.

Fonte: Força Sindical

Marítimos se unem contra proposta indecente da Abeam

 

Acordo coletivo

acordos coletivos fnttaa

Legislação

legislacao fnttaa

Sindicatos filiados

sindicatos filiados fnttaa

História

Sample image